INTRODUÇÃO

A Casa de São Vicente de Paulo é uma instituição filantrópica e foi fundada em 26 de outubro de 1972. Surgiu através do trabalho “caritativo” que era realizado pelos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Em Suzano a Sociedade São Vicente de Paulo, atuava na assistência às famílias carentes. Com o passar dos anos, sentiu-se a necessidade de atender idosos desamparados e também de profissionalizar a natureza do atendimento. O Fundador da entidade e doador do imóvel foi o Sr. José Tadeu de Moraes, que com muita luta trouxe o primeiro casal de idosos para o abrigo.

A instituição permaneceu por um período de 38 anos no imóvel que foi doado pelo seu fundador, porém como o espaço era pequeno e não oferecia condições para um melhor atendimento, como lazer e recreação, qualidade de vida. Assim houve a necessidade de mudança para outro espaço. No ano de 2000 iniciaram as obras de construção de um novo espaço, em um terreno cedido pela prefeitura de Suzano, todo o processo de construção contou com a ajuda da comunidade, empresas e a prefeitura de Suzano. No ano de 2004 foram finalizadas as obras de construção da instituição e houve a mudança dos idosos para o novo espaço, sendo 865,26 m² e a área construída de 562,65 m², distribuídos em: 06 dormitórios, 01 escritório, 09 banheiros, 01 lavanderia, 01 despensa, 01 vestiário, 01 refeitório, 01 cozinha, 02 áreas de lazer, 01 enfermaria, 01 área externa e 01 garagem.

Atualmente a instituição conta com uma equipe completa para proporcionar o melhor atendimento para os idosos e atendendo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistênciais. O Serviço de Acolhimento Institucional para idosos a partir de 60 anos de idade, de acordo com o Estatuto do Idoso, em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social. Devendo assegurar a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativa, lúdica e de lazer na comunidade. A capacidade de atendimento deve seguir as normas da Vigilância Sanitária, devendo ser assegurado o atendimento de qualidade, personalizado, com até quatro idosos por quarto. Atendemos primeiramente de forma provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustentabilidade e convívio familiares. Dedicar-se para os idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.

A instituição está em constante evolução para melhor qualidade de vida para os idosos.

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAL

  • Propiciar ações sócioassistenciais, de saúde, de cultura e de lazer para potencializar as capacidades e habilidades para os idosos em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover qualidade de vida, autonomia e garantir os direitos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Favorecer o convívio social e familiar.
  • Promover acesso a rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;
  • Promover o acesso a programação culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as com interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.
  • Incentivar autonomia e a independência
  • Trabalho individual com cada idoso, estimulando-os física e psicologicamente a melhorarem a autoestima.
  • Incentivar o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária;
  • Desenvolver condições para a independência e o auto-cuidado;
  • Promover o acesso ao direito de Beneficio de transferência de renda;
  • Promover a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.

JUSTIFICATIVA

Ao longo das últimas décadas, muitas pesquisas tem apontado o crescente processo de envelhecimento populacional. No Brasil, há a previsão de que em 2020 nosso país será o sexto em população idosa no mundo. Diante desse fenômeno, vários desafios se colocam para as políticas públicas, para a sociedade, na produção de conhecimentos e de novas práticas de intervenção junto a essa demanda. No município de Suzano, em 2015 (segundo o IBGE) a população de era de 285.280 mil habitantes, sendo dessa parcela um total de 29.218 idosos.

Com o aumento da expectativa de vida e consequentemente da população idosa, surge a necessidade de implantar e expandir os serviços voltados para este público, fundamentalmente os de garantia de direitos, visto maior vulnerabilidade deste público devido a importancia de maior atenção à vida social, saúde e apoio á família. Em muitos casos, o individuo não possui rede familiar ou social para dispensar esta atenção de forma apropriada, carecendo também de condições financeiras e sendo fundamental nestes casos a existência de instituições sem fins lucrativos que realizem ou complementem este papel.

Dentro desta perspectiva, o acolhimento de idosos é fundamental para pessoas nesta faixa etária em situação de vulnerabilidade tais como abandono, situação de rua, violência e negligência. Necessitam portanto de moradia, cuidados e acompanhamentos, sendo estes fundamentais para qualidade de vida e dignidade humana.

A execução deste serviço, portanto, se torna complexo devido a diferentes demandas destes idosos, além de necessidades crescentes ao avançar do envelhecimento, sendo necessários recursos e materiais específicos, profissionais especializados, adaptações de instalações do local de acolhimento para melhor comodidade e atendimento a legislações vigentes. Desta forma, as parcerias com setores publicos e privados, assim como colaborações de voluntários são de grande importância para manter este serviço.

Desta forma é garantido na execução do serviço proposto, acesso à espaços próprios e personalizados, à documentação civil, à atividades, segundo suas necessidades, interesses e possibilidades, bem como ter o desenvolvimento de autogestão, autossustento e independência.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Proporcionar com satisfação o bem-estar e a qualidade de vida afetiva entre os idosos em situação de vulnerabilidade social, com realização de trabalhos contínuos pela equipe técnica com: excelência, competência, comprometimento, inovação, parcerias, assistência, ética, trabalho em rede e transparência. 

Visão

Resgatar e fortalecer vínculos familiares e autonomia individual, oferecendo-lhes um envelhecimento ativo e promovendo o bem estar material, físico, social e religioso aos idosos. Alcançar o equilíbrio econômico financeiro com o apoio de parcerias e da comunidade, tornando-se referencia no atendimento qualificado ao idoso

Valores

Atendimento digno, humanizado, comprometimento, ética, aperfeiçoamento contínuo e eficiência.

PÚBLICO ALVO

Acolher Idosos a partir de 60 anos que não dispõe de condições para permanecer com a família, com vivência de situação de violência e/ou negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e em situação de vulnerabilidade social. Atender primeiramente de forma provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustentabilidade e convívio familiares. Resgatar e fortalecer vínculos com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativas, lúdicas de lazer e na comunidade. Atender de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, assegurando atendimento de qualidade, personalizado e em pequenos grupos.

FONTES DE RECURSOS

A Casa de São Vicente de Paulo para manter toda a sua estrutura e qualidade no atendimento conta com as seguintes fontes de recursos:

  • Repasse Municipal: através de convênio com a Prefeitura Municipal de Suzano da Secretaria de Desenvolvimento Social a instituição conta com um repasse mensal que é responsável pelo pagamento de parte da equipe de profissionais e dos gastos gerais.
  • Benefícios/Aposentadorias dos idosos: conforme o que preconiza no estatuto do idoso, a instituição retém 70% do benefício ou aposentadoria dos idosos para a manutenção do atendimento.
  • Captação de Recurso Direta: são parcerias realizadas com comércios e empresas para captação de materiais diversos e recursos financeiros, todos destinados e revertidos 100% para a instituição.
  • Bazar: é uma captação de recursos muito importante para instituição, pois toda a renda arrecada no bazar é revertida para a manutenção do atendimento dos idosos.
  • Eventos: são realizados alguns eventos beneficentes com o objetivo de angariar fundos para a instituição.
  • Doações em geral: a instituição conta com o apoio da comunidade que realiza de maneira doações de diversas maneiras (contribuição em dinheiro, alimentos, fraldas, materiais de higiene e limpeza, etc).

CERTIFICAÇÃO

A instituição atende toda a legislação no que tange a certificação e documentação.

Possui os seguintes documentos e certificados:

  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros;
  • Certificação CEBAS (Certificado de Filantropia Nacional);
  • Utilidade Pública Federal;
  • Utilidade Pública Municipal;
  • Cerificação COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social)
  • Cerificação COMID (Conselho do Idoso)
  • CND atualizadas (INSS, Receita Federal, FGTS e Municipal).
  • PCMSO, PPRA e PPP.