INTRODUÇÃO
A Casa de São Vicente de Paulo é uma instituição filantrópica e foi fundada em 26 de outubro de 1972. Surgiu através do trabalho “caritativo” que era realizado pelos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Em Suzano a Sociedade São Vicente de Paulo, atuava na assistência às famílias carentes. Com o passar dos anos, sentiu-se a necessidade de atender idosos desamparados e também de profissionalizar a natureza do atendimento. O Fundador da entidade e doador do imóvel foi o Sr. José Tadeu de Moraes, que com muita luta trouxe o primeiro casal de idosos para o abrigo.
A instituição permaneceu por um período de 38 anos no imóvel que foi doado pelo seu fundador, porém como o espaço era pequeno e não oferecia condições para um melhor atendimento, como lazer e recreação, qualidade de vida. Assim houve a necessidade de mudança para outro espaço. No ano de 2000 iniciaram as obras de construção de um novo espaço, em um terreno cedido pela prefeitura de Suzano, todo o processo de construção contou com a ajuda da comunidade, empresas e a prefeitura de Suzano. No ano de 2004 foram finalizadas as obras de construção da instituição e houve a mudança dos idosos para o novo espaço, sendo 865,26 m² e a área construída de 562,65 m², distribuídos em: 06 dormitórios, 01 escritório, 09 banheiros, 01 lavanderia, 01 despensa, 01 vestiário, 01 refeitório, 01 cozinha, 02 áreas de lazer, 01 enfermaria, 01 área externa e 01 garagem.
Atualmente a instituição conta com uma equipe completa para proporcionar o melhor atendimento para os idosos e atendendo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistênciais. O Serviço de Acolhimento Institucional para idosos a partir de 60 anos de idade, de acordo com o Estatuto do Idoso, em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social. Devendo assegurar a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativa, lúdica e de lazer na comunidade. A capacidade de atendimento deve seguir as normas da Vigilância Sanitária, devendo ser assegurado o atendimento de qualidade, personalizado, com até quatro idosos por quarto. Atendemos primeiramente de forma provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustentabilidade e convívio familiares. Dedicar-se para os idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.
A instituição está em constante evolução para melhor qualidade de vida para os idosos.